terça-feira, 29 de abril de 2008

A estrelinha foi à capital...

Pois é, a nossa estrelinha foi visitar a tia Nanica à capital. A titi tinha lá uma casa muito catita com uma caminha à nossa espera. Fomos muito bem recebidos…

Na sexta fomos jantar às docas e a futura afilhada Xana e o seu futuro maridão Peter foram ter connosco para dar duas de conversa. Estava uma noite fantástica. Parecia verão!!

No sábado, tínhamos que ir buscar a vóvó Manu à camioneta, por isso decidimos ir passear para a expo enquanto ela não chegava. Almoçamos por lá. Estava um calorão!!! Os pés incharam pela primeira vez e felizmente eu tinha carregado no protector solar, pois estava impossível.
A Titi tirou esta foto dos papás com a estrelinha. Não se enganem… eu estava em cima de um degrau de quase 30cm…



Passamos lá a tarde toda pois a vóvó fez uma asneirita que passo a explicar: a principal razão para virmos todos à capital, foi assistir ao espectáculo do Cirque du soleil para o qual já tínhamos bilhetes desde Novembro. A vóvó esqueceu-se dos bilhetes dela e pedimos ao vôvô que pusesse os bilhetes na próxima camioneta que viesse para Lisboa. No final lá conseguimos os bilhetes e acabamos por passar uma tarde bem passada. Conhecemos o Casino de Lisboa, levamos a estrelinha a conhecer o Oceanário (por fora):



O papá e a mamã foram mostrar-te onde foste criado (o globo está virado ao contrário):





E à noite lá fomos ver Quidam – Cirque du Soleil


Adorei!! Foi um espectáculo único!! Não tenho palavras!! Parabéns a todos os grandes profissionais que compõem este espectáculo!!

A mamã, a titi e a “reciclagem” após o espectáculo:





O papá decidiu registar em fotografia os estragos que a estrelinha tem feito à cara da mamã:




O papá, a titi e a vóvó em frente à tenda, no fim do espectáculo:



No domingo fui almoçar com a Xana, o Peter, a Catarina e o Cris ao restaurante Alemão no Teatro Aberto. Adorei o ambiente, a comida e a companhia!! Obrigados!!


Infelizmente à tarde lá tivemos que partir rumo ao Norte e preparar-nos para o início de uma nova semana.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

18 semanas de gravidez



O tempo voa...
Já tenho 18 semanitas...
A minha estrelinha deve medir uns 14cm (da cabeça ao rabinho) e deve pesar 150gr.




Começa a apresentar um aspecto muito mais humano, os olhinhos já estão no sítio certo (até agora eles eram muito mais lateralizados). A sua taxa de desenvolvimento começa a abrandar um pouco durante esta fase.

É normal que eu comece a sentir os primeiros movimentos da minha estrelinha. Ela faz muitos exercícios aquáticos tais como esticar as pernas e braços, abrir e fechar as mãos e rodar sobre si própria.

Realmente eu já sinto umas cócegas perto do meu umbigo, mas ainda não é nada de muito definido. Como isso acontece principalmente quando estou parada, dizem que deve ser mesmo a minha estrelinha a comunicar comigo...


quarta-feira, 23 de abril de 2008

Os meus 4 amores (1º - o papá)

Vou finalmente começar a apresentar os 4 amores que vivem cá em casa.
Vou apresentá-los por ordem de chegada ;)

O papá Eduardo:
O papá apareceu na minha vida de uma forma muito inesperada mas rapidamente nos tornamos inseparáveis. Já nos aturamos mutuamente há mais de 13 anos!!! (acho que foi tempo suficiente para decidir se são estes os genes que eu quero misturados com os meus!!! ;)

Já vivemos debaixo do mesmo tecto há mais de 5 anos, e parece que até nem tem corrido nada mal. (esta mamã tem muita paciência…. ;))))

Esta mamã já está preparada para o ser há muito tempo, mas o papá pediu algum tempo para se preparar. Mas no dia 2 de Outubro de 2007 o papá fez da mamã a mulher mais feliz do mundo, quando disse : Vamos ter um filho!!!
(Nesse dia eu tinha-lhe pedido para comprar a pílula que deveria começar nessa noite, mas estrategicamente ele esqueceu-se. Eu, totó, disse: amanhã de manhã ainda vai a tempo! Mal eu sabia que não tomaria mais aquela porcaria)

Até ao Natal a nossa estrelinha não apareceu e o papá deu-me uma prenda fantástica: mal passamos o ano voamos para o Brasil e lá passamos 15 maravilhosos dias só a namorar. Resultado: na viagem de volta já enjoei um bocadinho… fomos buscar a nossa estrelinha bem longe!!

O papá tem um enorme sentido de humor, e se querem saber o que ele disse quando soube que estávamos grávidos, basta ver este vídeo...
Quem o conhece imagina-o mesmo a dizer isto …



Gostava também de partilhar convosco como eu o imagino a tratar da nossa estrelinha. Há quem considere este vídeo exagerado, mas não me admirava nada…





Não vou para já prolongar-me mais, pois este papá é uma caixinha de surpresas e sei que ainda vou ter muito para contar.
Deixo aqui um grande beijo com muiiiiito amor para ele.

O nosso primeiro desafio...

A mamã Klaudinha (http://klaudinha-omeusonho.blogspot.com/), convidou-nos a responder a este desafio:

1.Colar este selinho no blog
2.Escrever uma frase sobre o que representa para nós ser mãe
3.Desafiar as nossas amigas a fazer o mesmo
4.(opcional) Referenciar o blog de origem e o de quem nos enviou




Ser mãe
é para mim
o único milagre
que podemos ter na vida...

sábado, 19 de abril de 2008

Parabéns Xana

Hoje, a minha afilhada Xana faz 30 anos!!!

Eu sei que ainda só meço 12 cm mas já tive a honra de ser convidado/a para ser padrinho/ madrinha de um casamento. No dia 7 de Junho vou dentro da barriga da minha mamã, "abençoar" a união desta trintona com o seu maridão.

Ela hoje deciciu fugir de nós para não ter responsabilidades de festas e afins, por isso merece castigo. Vai aparecer no meu blog cheia de florinhas na cabeça. Se ela tivesse feito alta festança de 30 anos, a mamã não teria tempo de andar a brincar na internet... ;)

Um grande beijo para ela de mim, mamã, papá, Bentinho e Tita!!!


sexta-feira, 18 de abril de 2008

Maternidade Júlio Dinis

Esta foi a semana em que o meu carro decorou o trajecto para a Maternidade ;)

Segunda-feira: (1ªida) – desde domingo que a mamã tinha umas dores de barriga ao lado do umbigo. Ela bem esperou que passasse, mas 2ªfeira continuava. Por isso, foi às urgências. Como sempre foi muito bem atendida e sem demoras. Resultado: nada de grave. O útero está do lado direito da barriga, por isso, é normal que qualquer dor seja localizada só desse lado. É provável que a dor se deva ao crescimento uterino. Mas soube muito bem ouvir o coraçãozinho da minha estrelinha…

Terça-feira: (2ªida) – hoje foi dia de análises ao sangue. A análise não custou muito à mamã pois não teve que ir em jejum. É uma análise para o despiste de alguma anomalia congénita que a estrelinha possa ter.
(A gravidez é assim: passam todo o tempo a despistar chatices. Estamos sempre à espera de superar a próxima etapa… Mas a minha estrelinha vai ser um ser humano cheio de saúde, amor e carácter)

Quinta-feira: (3ª e espero que última ida da semana) – Consulta de rotina com o Dr. Paulo Sarmento. Antes da consulta, somos examinadas por uma enfermeira (peso, tensão, medida da barriga, análise rápida da urina e ouvir o rápido coração da estrelinha)
Tenho que salientar a extrema simpatia da enfermeira. Ensinou-me vários truques para minimizar os desconfortos da gravidez. É devido a profissionais como esta que eu ainda tenho alguma esperança no rumo da saúde no nosso país.
Logo depois, perdi um pouco essa esperança, quando tive que esperar 2 horas pela consulta. Mas o resultado da consulta foi muito positivo. As análises estavam óptimas e eu também. Para uma mãe tão gordinha, ver o açúcar e tensão em níveis tão normais é bastante positivo. Espero que continue sempre assim…

17 semanas de gravidez

A minha estrelinha tem neste momento 12cm de comprimento (da cabeça ao rabinho) e deve pesar umas 100gr. É nesta altura que ela começa a acumular uma pequena quantidade de gordura (tecido adiposo) que é importante para a produção de calor e para o seu metabolismo.

;) está tudo explicado: a mamã começou tão cedo a acumular tecido adiposo quando morava dentro da vovó, que 29 anos depois, conseguiu guardar uma bela quantidade ;)

Nesta altura a mamã continua a ter dificuldades para dormir. A estrelinha só quer nanar de lado, mas a mamã tem o nervo ciático comprimido, e não tem posição para dormir. Segundo as enfermeiras, o papá tem que começar a fazer umas massagens nas costas da mamã antes dela dormir. Um saquinho de água quente também ajuda.


segunda-feira, 14 de abril de 2008

Fim de semana em família

A nossa estrelinha teve um fim de semana muito atarefado…

No sábado o “tio-bisavô” Zé Maria fez 76 anos e eu fui na barriguita da minha mamã dar-lhe os parabéns. Fiquei a conhecer aquele lado da família que ainda não me tinham apresentado. Para todos eles, o nosso obrigado pela tarde bem passada.

Mais tarde, os amigos dos papás, o “suíço” Gonçalo e a “santarena” Sofia, quiseram finalmente conhecer-me, e a mamã levou-me a tomar chá com eles.

Já no domingo, almocei com os avós paternos e a tia “alfacinha” e jantei com os avós maternos, o tio, a bivó, os tios-avós e as primas. A bivó tem um quarto novo muito bonito. Já vou poder tirar lá umas sonecas quando nascer. Para já prefiro este quarto apertadinho e quentinho que a mamã me arranjou…

No domingo, 13 de Abril, uma das nossas mais recentes mamãs, a Ana, fez anos e como lembrança, deixo-a aqui com a sua prendinha de natal…
Parabéns!!!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

16 semanas



Começo o meu comentário de hoje com uma frase de Marc Chagall
“O amor da minha mãe por mim era tão grande que trabalhei no duro para o justificar”

Com 16 semanas de gravidez, a minha estrelinha tem 14 semanas, mede +ou- 15cm (da cabeça ao rabinho) e pesa sensivelmente 80gr. As suas unhas já estão formadas e tem pequenas sobrancelhas e pestanas. O/A maroto/a já deve chuchar no dedo.

Estou muito ansiosa por começar a senti-lo mexer. Na última ecografia (dia 31 de Março) ele mexia-se tanto!! Deu tantas cambalhotas e pontapés!! Até os pézinhos ficaram desfocados de tanto pontapear...
Como é que eu ainda não sinto nada? Parece que é normal. E pelo que me dizem não espero pela demora. Mal ele comece aos pontapés ainda me vão ouvir queixar do incómodo.

Acho um máximo o que este estado de graça pode fazer por nós, mães. Junto com a gravidez veio todo o pacote de sintomas desagradáveis, mas quem me vir, falo deles com um enorme sorriso nos lábios. Enjoos de manhã à noite até ao terceiro mês, sono, muuuiiito sono e cansaço, gengivas explosivas, dores lombares inacreditáveis, a cara toda cheia de borbulhas (eu que nem na adolescência tive acne), mas estou feliz!! MUITO FELIZ!!!

Já falta pouco tempo para conhecer a minha estrelinha e ainda há tanto para fazer…
E o verão não perdoa… Tenho que fazer tudo antes que ele chegue em força.

Nos próximos dias vou descrever nos meus comentários os 4 seres fantásticos que vivem cá em casa comigo. Os meus amores… Não percam…

Nota: fico muito contente por ter sido o meu amigo Pedro a inaugurar os comentários. Adorei, foi um comentário lindo mas forte de mais para grávidas sensíveis ;)

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Olá a todos

Não resisti...
Estou tão feliz que tenho que partilhar o meu estado de graça com o mundo!!
Sou uma mamã de primeira viagem com 29 anos e trago comigo uma estrelinha com 16 semanas.
Criei este blog, para descrever esta maravilhosa viagem. Não tenho experiência nenhuma nestas coisas "internéticas" mas nada como começar a aprender.
Espero um dia olhar para estas primeiras páginas e dizer: ai que eu era tão maçarica!!

Espero também que este blog me aproxime de todos aqueles que estão tão longe fisicamente...
O meu maior sonho concretizou-se: Sou Mãe!!! (pelo menos é como me sinto, não me venham dizer que só somos mães após o nascimento) Sou mãe desde o dia em que senti que estava grávida (dia 22 de Janeiro de 2008).