terça-feira, 17 de junho de 2008

Ecocardiograma


É impressionante como esta mamã passa a vida em exames e consultas...
A minha avó conta-me que no tempo dela nem análises ao sangue se fazia...

Hoje fui fazer um ecocardiograma ao bebé. Foi-me pedido este exame, para que se possa ter a certeza que o problema no rim do António é algo isolado e não é ligado a outras patologias.

Por incrível que pareça, não sei como, ia muitíssimo calma. Interiorizei que o meu bebé não podia ter mais nenhum problema (a questão do rim já chega para por o meu coração do tamanho de um amendoim).

E a minha boa energia estava certa. Aparentemente, a minha estrelinha tem um coração muito saudável e cheio de espaço para receber todo o amor que os papás lhe vão dar (já dão...)
Foi um alívio!!!
O problema no rim deve ser mesmo um problema isolado, sem depender de mais nenhum órgão.

A médica foi um doce e deixou-me ver o meu bebé. Estava a mamar!!!!!
Não parava de abrir e fechar a boquinha. Está tão grande!!!

Mesmo sem ser da competência da médica, pedi para ver o rim. Continua enorme ;((((
E mais uma opinião - ela acha que o rim não tem salvação ;(((
Disse-me que tiveram uma reunião e que achavam que o bebé tinha o rim duplicado (dois rins num só, o que provoca sobrecarga e morte dos tecidos saudáveis do rim)
Se alguém souber algo relacionado com o assunto, pedia que me dissesse.
O outro rim continua (e continuará!!!) muito saudável.

Após o ecocardiograma, aproveitei para ir às urgências, pois desde ontem, estou sempre a correr para fazer xi-xi. A enfermeira disse-me que esse sintoma é normal... o bebé pode estar a pressionar a bexiga...
Mas eu disse que não achava normal e pedi para analisarem a urina.
Resultado: Leucocitos +++ = infecção urinária
Toca a beber ainda mais água e tomar um antibiótico.

Parece que afinal não é assim tão mau ser uma mamã preocupada. Sempre me disseram que as infecções urinárias nas grávidas às vezes estão imenso tempo sem sintomas.

Não devemos achar nunca que estamos a exagerar!!!

4 comentários:

klaudinha disse...

Que bom que está tudo bem Cris!!! Um alivio!!! O teu António é um bebé muito saudável!!!
Mas olha Cris, disseram-te que tinhas mesmo inf urinária? é que leucocitos elevados nem sempre é sinonimo de inf urinária, quer dizer, isoladamente não pode diagnosticar!
beijocas

Mamã Pirata disse...

OLÀ!
Vim cá dar pelo babyboom,vejo que somos "vizinhas" tb andei na maternidade julio dinis e o meu Pirata tem hoje quase 11 meses.
Espero que te corra tudo bem (vai correr ) e que o teu António n tenha nda de maior.Sei bem como ficamos aflitas quando temos "estes sustos" eu tive várias infecções urinárias proprias da gravidez e na altura deram-me uns óvulos pra introduzir...3 dias e passa,nada de grave.

BJs ao teu bebé e mtas felicidades é o meu desejo.

Voltarei para saber novidades,se n te importas.

Nocas disse...

Olá Cris!!!
Também cheguei aqui pelo babyboom.
Fiquei pensativa com o teu problema. Quando estava grávida da Sofia foi detectado ás 31 semanas que ela tinha um rim maior que outro e que ao nascer tinha que ser vista. A Sofia nasceu bem e ao fim de um mês foi para uma consulta de nefrologia. Fez uma uricultura ( recolha do xixi) e deu infecção urinária. Fez uma pulsão directa na bexiga que a malandra cada vez que fazia xixi para o saco trazia sempre presente lolololo.
Estive sempre preocupada meses a fio. Pois tomou antibiotico até aos 18 meses de vida, todos os dias (trimetropim). Resultado a Sofia fazia refluxo nos rins, ou seja o xixi voltava para trás e era como se sujasse os rins. Fez muitos exames...Cistografia, cintigrafia, ecografias etc...

Sempre tive muita fé e pedia a DEus para que nada lhe acontecesse e que a protegesse sempre.O grau de refluxo dela de uma escala de 1 a 5 era de 3.
Hoje tenho uma filha super saudável e dou graças a DEus. Está limpinha não tem nada e a dimensão do rim voltou ao normal. Está optima e é nisso que tens que pensar. Ser positiva o António, vai ser um menino muito abençoado e vai correr tudo muito bem de certeza.

Beijinho muito grande para ti e para o teu bebé.
Muitas felicidades
Crer é poder e pode mudar a tua vida...

anamariasofia@gmail.com

Filipa disse...

Olá Cris,

Também eu cheguei aqui através do Baby Boom ... para te deixar uma palavra de carinho pois mesmo numa escala diferente, sei o que estás a passar. Tenho uma filha que faz 5 anos em Outubro e quando fui fazer a Ecografia dos 6 meses detectaram uma dilatação do rim esquerdo, para além de os ventrículos cerebrais em borderline, ou seja, se evoluissem mais, poderíamos estar perante uma bébé com Hidrocefalia. Até à altura do parto estive em constante sobressalto e para te ser sincera preocupou-me mais a questão cerebral que o rim, que ficou completamente para segundo plano. Após o nascimento da minha filha que nasceu perfeitamente normal, exigi que lhe fizessem uma eco ao cerebro e estava tudo normal. Quando a Rita tinha 1 ano e meio começou a ter sucessivas infecções urinárias o que deu origem a vários exames, entre eles uma eco-renal da qual resultou a existencia de uma dilatação que poderia ser pontual ... claro que aí informei o ecografista que essa dilatação já existia em eco-fetal. No fundo trata-se de uma má formação que pode dar origem ao refluxo da urina e à contaminação do rim, com a sua consequente lesão. Graças a Deus, há mais de um ano que a Rita não tem nenhuma infecção, mas será sempre uma situação que temos de vigiar.

Sei bem a tua angustia ... as duvidas e incertezas são mais que muitas, é como andar com o coração nas mãos ... mas tens de ter a calma possível ... pois é a unica coisa que poderás fazer para ajudares o teu bébé. Confia nos médicos e tem esperança ... vais ver que tudo não vai passar de um grande susto!!

Muita coragem e força para ti.
Recebe um abraço muito apertadinho! Tudo vai correr pelo melhor!!

Um beijinho