quinta-feira, 2 de outubro de 2008

2ª ecografia renal

Hoje fomos à 2ªecografia aos rins do António.
(A 1ª foi ao 7º dia de vida)
Se bem se lembram, na minha ecografia do 2º trimestre, havia sido detectado uma mal-formação no rim esquerdo do António. Não sabendo o que era, só se via o rim muito dilatado.

Hoje fizemos uma ecografia onde se via um pouco melhor.
O rim direito está bem e normal (felizmente!!! esta é sempre a nossa maior preocupação)
O rim esquerdo, são 2 rins, possivelmente com alguma união entre eles (sem certeza). O mais estranho, é que a maior dilatação é dos ureteres (ligação dos rins à bexiga).

Resultado:
O António vai fazer mais exames para saber se existe algum tipo de refluxo da bexiga para o rim. Se assim for, talvez o ideal será esperar para ver se com o crescimento esse refluxo desaparece. O António terá que tomar sempre um antibiótico para que não haja risco de infecções urinárias.

Se não houver refluxo, deverá significar que o ureter está entupido e nesse caso fala-se em cirurgia. Mas a mamã não fala em cirurgia até ter certezas. Não quer nem pensar.
A única coisa positiva nisto tudo é que se vê muito tecido renal saudável do lado esquerdo, o que quer dizer, que se curarmos o problema dos ureteres, o António pode vir a ter 3 rins em funcionamento em vez de 1.

Vamos aguardar para ver e esperar que o nosso filho lindo passe por tudo isto sem sofrimento algum. O coração dos papás fica do tamanho duma ervilhinha :((

Mudando de assunto:
Querem ver que o meu valentão engordou 380gr em 1semana e 2dias??
Ao que come...
Mas as cólicas continuam...
Tou com saudades de escrever regularmente neste cantinho e estou com muitas saudades e visitar os cantinhos das tias que o António arranjou por aqui...

Mas eu volto em grande, ai se volto!!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Vai correr tudo bem, é preciso é pensamento positivo :)
beijocas
PS. tens um miminho no meu blogue quando puderes passa por lá

Nocas disse...

Oi Como sabes passei por essa situação do refluxo. A Sofia tomou o trimetropin desde o 1º mês de vida até aos 18 meses, todos os dias. Também tinha refluxo.
Está curada graças a Deus. E tomara que o nosso António tenha uma boa evolução.

Beijinhos nossos e bem-.vinda

Unknown disse...

Gostamos de saber noticias vossas. Vai tudo correr pelo melhor com o António. Força! Nós torcemos por vocês! Muitos beijinhos!

Anónimo disse...

Olá querida mamã, o António está a crescer a olhos vistos!
Vai correr tudo bem com os exames ao aparelho urinário e, se Deus quiser, não será necessária a cirurgia.
Beijinhos, Sofia,Pedro e Joana

Mamã Pirata disse...

Tenho lido casos mto positivos sobre os rins.Creio que o António será mais uma "história feliz".Tem fá Mamã e muita força.

O teu menino é um bebé saudável.

Bjs p vcs.

...isso meu menino come bem e serás GRANDEEEEEE....depois brincas com o Pirata:))

Unknown disse...

Meu filho nasceu com uma dilatação renal esquerda causada por refluxo urinário. Tomou antibiótico até 1 ano e meio e como não regrediu a dilatação, que era grau V ele fez a cirurgia de reimplante do ureter. Foi um sucesso. Ele tem 3 anos e 2 meses e fez a cirurgia com 1 ano e meio. Boa Sorte no caso do seu Antônio. Bjs, Alice.