quinta-feira, 29 de maio de 2008
Os novos sapatinhos...
Enxoval da estrelinha...
Ele deve estar desejoso para experimentar tanta coisa gira...
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Bem-vindo Gonçalo!!
Mais um rapazote a nascer. Com tantos rapazes a nascer, espero que o próximo ano seja cheio de meninas, senão daqui por uns anos vai ser difícil arranjar namorada ;)
Um grande beijo para os 3.
É uma nova família a formar-se...
domingo, 25 de maio de 2008
Lista de prendinhas
Esta semana já fiz a lista de tudo o que preciso para receber o meu António. Como já tenho recebido muitas prendinhas e todos me perguntam o que preciso, decidi fazer uma lista numa loja de fácil acesso a todos e com muitas marcas diferentes. Quem quiser, pode ir à
ZIPPY - Norteshopping
A lista está em meu nome e em nome do papá.
Fiz a lista com tanta antecedência, pois tenho medo de ter cada vez mais proibições de fazer esforços e também porque tanto eu como o papá fazemos anos antes do António nascer e não nos importamos nada de receber prendinhas para o nosso filhote.
É claro que recebo tudo de bom grado, especialmente aquelas prendinhas que já sei que estão a ser preparadas com muito amor por mãos prendadas.
O António agradece. E os papás também
22 semanas de gravidez

"O laço que une uma mãe é de uma força tamanhamente pura e imaculada que nunca poderá ser violado a não ser por aqueles cujos sentimentos estejam debilitados pela sociedade viciada.
Sagrado, simples e belo na sua estrutura, ele é o emblema de tudo o que podemos conceber sobre a fidelidade e a verdade."
Washington Irving
Com 22 semanas de gravidez a mamã está com um barrigão. Ainda por cima, por causa das contracções, não pode andar a pé (que ajudava muito a sentir-se mais leve e com mais energia).
A barriga não pára de mexer, mas sempre me disseram que quando fosse o bebé a dar pontapés eu teria a certeza que seriam pontapés... Pois eu devo confessar que continuo sempre com dúvidas se o que sinto é o bebé ou movimentos intestinais ;( Estou à espera desse pontapé indiscutível ;)
A estrelinha deve medir uns 19 cm e pesar uns 350gr (isto é a média normal, mas o António acho que pesa muito mais; ficarei a saber no dia 3 quando repetir a ecografia morfológica). No seu intestino, o mecónio, que serão as suas primeiras fezes, já começam a formar-se. O mecónio é uma substância verde-escura ou castanho-clara, composta por dejectos resultantes da absorção do líquido amniótico.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Berço novo...
A mamã queria um berço tradicional em verga com dossel, para poder forrar com um tecido lindo que ainda vai escolher.
E antes que acabasse a feira do Sr. de Matosinhos, lá fomos.
Hoje em dia não se encontram destes berços com facilidade.
Conseguimos parar o carro mesmo na tenda, para assim não prejudicar a minha fase de descanso. (tenho-me portado muito bem... as contracções já diminuiram um pouco)
Mal chegamos a casa, o berço teve que ser guardado no futuro quarto do Ni. O Bento e a Tita acharam que aquela cama era para eles. Adoraram. Deixei-os cheirar para se habituarem, mas não os deixei entrar lá dentro. Quando vissem lá o bebé dentro teriam ciúmes.
Eles já andam a desconfiar de tantas alterações lá em casa...
Quando o berço estiver prontinho eu coloco aqui uma foto...
21 semanas de gravidez


sábado, 17 de maio de 2008
Super gato...
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Boas e Más notícias...
O médico, como sempre, não foi o mesmo.
Boas notícias:
A tensão está normalíssima.
O peso da mamã ( o grande bicho de 7 cabeças para uma mamã que sem estar grávida, já tinha o peso de uma grávida de gémeos ;)) está bastante bem.
O coração da estrelinha batia cheio de vigor.
Posso diminuir a toma de ferro, pois meu sangue está muito bem (e o ferro faz prisão de ventre). A ecografia à bexiga estava normalíssima (já não tenho que ser operada após o nascimento do bebé).
Continuo sem edema nas mãos e pés.
Más notícias:
Estou com contracções há mais de uma semana, e a medicação ainda não as diminuiu.
Fui aconselhada a fazer repouso absoluto.
Se as contracções não diminuirem, daqui a 1 ou 2 meses pode ser perigoso.
Para mim é muito complicado, pois se não trabalhar, não ganho.
Não tenho emprego fixo e não tenho direito a baixa.
Claro que acima de tudo está a saúde da minha estrelinha e farei todos os possíveis para que estas contracções parem.
Já me informaram que seja como for, até ao fim da gravidez não poderei fazer viagens de avião ou longas viagens de carro.
Se assim for, parece que me vou vingar neste blog. Assim ao menos tenho alguma coisa para fazer.
Vou dando notícias sobre este assunto...
quarta-feira, 14 de maio de 2008
A 1ª e última despedida de solteirA do Ni...
Só podemos dizer que foi um dia muito divertido!!!
terça-feira, 13 de maio de 2008
Parabéns Vô Tuis!!
O Bentinho no seu melhor!!
A dormir como se tivesse encontrado o lugar mais confortável do mundo!!!Algo me diz que ainda nos vamos divertir muito...
sexta-feira, 9 de maio de 2008
É um estrelinho!!!

A nossa estrelinha é um menino lindo!!!
E já tem nome: ANTÓNIO
Pois é, grandes novidades!!!
Fizemos hoje a eco morfológica e a nossa estrelinha está muito bem. A coluna, que nos dava mais preocupações, está normal. A única coisa que estava fora dos parâmetros é um rim que está dilatado. Mas com é unilateral, não é perigoso. O médico desdramatizou.
Depois do susto da semana passada não imaginam o descanso que foi esta ecografia.
Estamos tão contentes com o nosso rapazolas!!!
Tenho aqui a foto da carinha dele inclinada para a direita e o tórax com todas as costelinhas bem visíveis. Parece mais uma tartaruguinha… ;)

20 semanas de gravidez


quinta-feira, 8 de maio de 2008
O susto da semana passada...
Como é óbvio, já várias pessoas me perguntaram o que se passou mas só agora estou preparada para escrever.
24 de Abril – Recebi uma carta da Maternidade a chamar-me para uma consulta de Rastreio Pré Natal para o dia 6 de Maio. Como sou uma mamã muito preocupada fiquei logo com a pulga atrás da orelha. Ninguém me avisou que eu iria ter essa consulta. O papá e os avós acharam a mamã exagerada e disseram que o mais provável é que fosse a esperada ecografia morfológica. Eu não fiquei muito convencida…
25 de Abril – Liguei para a Maternidade. Mas como era feriado não consegui falar com ninguém da consulta externa. A telefonista só me disse para não me preocupar pois se fosse algo grave não me chamariam só para 6 de Maio. Claro que o meu conceito de gravidade é outro… Mas como fui passar o fim de semana fora, consegui relaxar e despreocupar-me.
28 de Abril – Liguei de novo para a Maternidade e a conversa foi a seguinte:
- Que idade é que tem?
- 29
- Ah. Então não deve ser disso… A sua ecografia do 1º trimestre estava bem?
- Estava tudo dentro dos parâmetros normais.
- E a análise bio-química? Já soube os resultados?
- Não.
- Então deve ser isso. Esta consulta serve para analisar os resultados de análises ou exames que estão fora do normal. É provável que lhe indiquem mais exames para averiguar…
- Obrigada
Pois este obrigada foi já com a voz bem tremida. Eu não quis acreditar. Apareceu uma nuvem muito negra sobre a minha cabeça. Mas ainda achando que a funcionária pudesse estar errada, falei com um médico, que me disse exactamente o mesmo.
Pois este dia passei por um pesadelo…
O que eu vou escrever agora é algo muito pessoal mas que pode ajudar muitas mamãs a não se sentirem únicas no mundo a pensar desta maneira (como eu me senti!)
Segundo o que ouvi, era provável a minha estrelinha ter alguma deficiência. E para averiguar melhor, seria necessário fazer uma amniocentese. Pois o problema começa aqui. A amniocentese é um exame muito habitual e aconselhado a todas as mamãs com mais de 35 anos. Em Portugal, a taxa de insucesso deste exame (aborto na semana a seguir ao exame), já diminuiu bastante, mas ainda é de 1/200. Por cada 200 exames que correm bem, 1 corre mal. Quais as possibilidades que eu tinha?
1- Fazer o exame, correr bem, o resultado dar negativo e eu viver uma gravidez feliz e despreocupada.
2- Fazer o exame, correr bem, o resultado dar positivo e aconselharem-me uma introdução voluntária da gravidez. Algo que eu não sei se seria capaz. Aliás, tenho quase a certeza que não seria capaz. E não seria uma questão moral nem religiosa. Seria uma questão de amor.
3- Fazer o exame, correr mal, e eu nunca mais me perdoar de ter perdido um filho por fazer um exame que eu mesma autorizei.
4- Não fazer o exame e enfrentar tudo e todos com uma gravidez onde nunca saberia se o meu filho é saudável ou não.
Pois acrescentando a tudo isto, a mamã não decide sozinha. O papá também tem que decidir. Como este susto não durou mais do que 2 dias, e não tendo em mãos os resultados da análise bio-quimica, não chegamos a discutir muito o assunto. Todas estas possibilidade foram só marteladas na minha cabeça. Ainda não podia decidir nada.
Mas doeu, doeu muito. O meu maior desejo estava ser ameaçado por uma tempestade muito feia. Para os médicos, talvez esta tempestade estivesse só na minha cabeça. Faz-se a amniocentese e pronto. Mas felizmente, esta mamã tem grandes amigas que acima de tudo compreenderam a sua posição e não acharam de maneira alguma que fosse eu que estivesse a fazer um drama. Nestas alturas precisamos sempre de alguém que nos compreenda e que sobretudo não desdramatize. Desdramatizar estas situações é o mesmo que dizer que a mamã está louca.
29 de Abril – Como eu não aguentaria até ao dia 6 de Maio sem saber o grau de probabilidade de deficiência da minha estrelinha, estava disposta a ir à Maternidade exigir para ver o meu processo. Mas felizmente não foi necessário. O médico ligou-me a dizer que não havia problemas com a análise bio-química. Toda esta roda viva foi provocada por eu ter espinha bífida.
Quando eu informei os médicos na 1ªconsulta que sofria de espinha bífida, ninguém me avisou que isso faria com que a minha probabilidade de ter um filho igual seria de 1/35. E que, por isso, teria que ser vigiado ecográficamente com muita atenção. Felizmente, o meu caso não é grave, pois não tenho o tubo neural afectado (senão teria deficiências complicadas), o que diminui ainda mais as probabilidades.
Moral da história: Só tenho que fazer uma ecografia morfológica mais detalhada!!
E como tomei todo o ácido fólico direitinho e bem antes de engravidar, estou muito optimista. A minha estrelinha só pode ser muito saudável. Sim, esta mamã é por natureza muito optimista. Só dramatiza quando o drama lhe bate à porta.
Não sei o que dizia a meteorologia para esses dias, mas só sei que dia 28 choveu e no dia 29 fez o sol mais lindo que eu já vi (pelo menos dentro de mim foi assim…)
Um Muito Obrigada a todos aqueles que tanto me apoiaram!!!
terça-feira, 6 de maio de 2008
Tá quase...
O tempo passa tão depressa quando estamos felizes!!!
segunda-feira, 5 de maio de 2008
O meu primeiro dia da mãe...
Estive num almoço em casa da Tia Manela e Tio Zé com muitas mamãs de várias idades à mistura. Ofereceram-me flores e a vó Milú ofereceu muitas coisas para a estrelinha (casaquinhos, bodies e um fatinho) e um livrito para a mamã.
O papá deu uma blusa de grávida muito bonita à mamã e um livro muito lindo para ler à nossa estrelinha: "O gato malhado e a andorinha Sinhá - uma história de amor" de Jorge Amado.
Esteve um dia muito lindo, cheio de sol e passamos uma tarde muito agradável.
À noite fomos jantar com a vó Manu e vô Julio.

Esta estrelinha foi oferecida pela Xi. Ela deu estes vasinhos a todas as mamãs. Pediu que tirássemos à sorte um vasito de um saco. A mim calhou-me a única estrelinha que havia...
Giro, não?
domingo, 4 de maio de 2008
Feliz Dia da Mãe!!!
Não há amor mais forte do que o amor incondicional de uma mãe.
Desejo especialmente muitas felicidades a todas as mulheres que estão a percorrer este maravilhoso caminho de se tornarem mães pela primeira vez. Desejo que sejam sempre capazes de enfrentar este novo mundo que se avizinha com muita felicidade e amor.
E claro, um grande beijo à minha mãe Milú, à minha avó Helena e à já desaparecida avó Cidália, pois sem a força delas a minha existência não seria possível...
E como o meu amor por gatos é conhecido por muitos, acabo com um excerto de um texto de Pam Brown (1928) que se refere ao amor de mãe:
"Quem pensar que o amor de mãe é um olhar afável e dourado como o ronronar de um gato, devia ver uma gata a defender os seus gatinhos."
sexta-feira, 2 de maio de 2008
19 semanas de gravidez

A minha estrelinha deve medir uns 15 cm da cabeça ao rabinho e deverá pesar à volta dos 200gr.
Ela ainda deve ter os olhinhos fechados mas já consegue movê-los de um lado para o outro.
Os ossos dos ouvidinhos endurecem para que possa escutar o que se passa fora do útero.
Por isso, mamãs, toca a falar o mais possível com a vossa estrelinha. Ela já começa a reconhecer as vozes dos pais, sobretudo da mamã pois consegue captá-la três vezes mais amplificada do que aos outros sons.
Devemos então falar muito com os nossos bebés e deixá-los escutar música doce, com tonalidade suave e a baixo volume.
